quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

1969, “Voyage sur la Lune”

Os alunos de 9ºC (Francês e Formação Cívica) fizeram várias pesquisas para o jornal da sua escola sobre alguns dos eventos que se comemoram este ano de 2009, como, por exemplo, O Cinquentenário das B.D.’s de Astérix de Uderzo e Goscinny, A Queda do Muro de Berlim (1989) ou os 40 anos da Apollo 11, Viagem do Homem à Lua (1969). Esta pesquisa pretende informar os nossos colegas sobre estes importantes eventos para a Humanidade, bem como motivar para a leitura informativa, despertar a curiosidade e motivar para a leitura das Bandas Desenhadas, originalmente em Francês, não só de Astérix como do Tintin.
Sabias que os pormenores da Ida do Homem à Lua são cópia quase perfeita da B.D do Tintin “Voyage sur la Lune” de Hergé?
( http://www.youtube.com/watch?v=NWB2Q7QicvQ) J

Também no Futuroscope, em Poitiers assistimos a um filme de animação “Les astromouches vont sur la Lune” muito interessante!
Pesquisa os livros de Hergé ou de Jules Verne a este propósito na nossa Biblioteca e aprende mais sobre este assunto com a pesquisa que aqui te apresentamos…
Ida a lua
A missão Apollo 11 pousou na superfície lunar em 20 de Julho de 1969, em um local chamado "Sea of Tranquility" (Mar da Tranquilidade). Neil Armstrong e Edwin Aldrin tornaram-se os primeiros homens a caminhar no solo lunar.Depois da Apollo 11, outras seis missões Apollo foram lançadas, sendo que cinco delas pousaram na Lua (no total de doze astronautas que caminharam na Lua).Ficou famosa a frase do primeiro astronauta a pisar na Lua, Neil Armstrong: "Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade".
Miguel Ferreira, 9ºC

Já está à venda o n°. 5 da VISÃO História. Integralmente dedicado à «conquista» da Lua, esta edição assinala os 40 anos da primeira viagem tripulada ao nosso satélite natural, ocorrida entre 16 e 24 de Julho de 1969. Muitos leitores terão ainda memória da data histórica de 20 desse mês, o dia em que o Homem -concretamente, o astronauta americano Neil Armstrong -pisou pela primeira vez outro planeta. Grande parte da população mundial ficou, nessa madrugada, agarrada aos televisores.A VISÃO História conta tudo sobre a triunfal viagem da Apollo 11, desde os primórdios dos foguetes na Idade Média até ao pequeno passo gigante de Armstrong, passando pelos primeiros estudos de astronáutica no século XIX. Deixa-se ainda falar os que ainda hoje não acreditam que fomos à Lua, recorda-se a vinda dos astronautas a Portugal, explica-se como a tecnologia espacial mudou as nossas vidas e afasta-se uma ponta do véu que cobre o futuro da exploração espacial.Este número conta com um artigo intitulado «Armstrong ou Tintin?», onde se realça que os primeiros seres humanos a pisarem a Lua «foram» Tintin e o Capitão Haddock! O artigo é ilustrado com duas capas da extinta revista.(Source : Tintinophilo)
Miguel Ferreira, 9ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário