quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

FUTUROSCOPE - UM SONHO, UM PROJECTO, UMA VISITA.

Na semana de 8 a 12 de Junho de 2009, após um ano lectivo de esforço e grande motivação, as turmas de oitavo B e C e 7ºD, realizaram uma Vista de Estudo a França, ao Futuroscope, Poitiers, com paragem também em Salamanca, em pleno Ano da Astronomia, juntamente com as suas professoras de Francês e Directoras de Turma, dinamizadoras deste Projecto enriquecedor.
As docentes Fátima Ribeiro, Rogélia Proença e Benilde Fidalgo consideram que este projecto foi muito importante para os alunos, não só ao nível da aprendizagem e mobilização de saberes disciplinares (Francês, Matemática, Biologia e Ciências Físico-Químicas, por exemplo) e interdisciplinares, como também ao nível do desenvolvimento de atitudes e valores, tais como: cooperação, autonomia, entreajuda, responsabilidade, interculturalidade, respeito pelo Outro. Em suma: Saber Estar, Saber Ser, Saber Aprender.
O sucesso alcançado pelos alunos na disciplina de Francês revelou, de facto, o seu trabalho ao longo do ano, bem como o trabalho/ comportamento em campo, durante a visita de estudo e todas as actividades extra-aula.
Em virtude da preparação da Visita de Estudo a França, projecto que norteou toda a mobilização de saberes desta língua estrangeira para o contexto real, foram feitas algumas adaptações programáticas no terceiro período, tendo sido priorizados conteúdos como "L'alimentation", "Organiser une viste d'étude", "Transports et services publics", "Vacances à l'étranger" (subtemas), bem como os actos de linguagem/comunicação necessários para este projecto, tendo sido feitos vários "jeux de rôle" e produção de diálogos a este propósito, que resultaram frutíferos posteriormente.
De sublinhar, ainda, que as fichas pedadagógicas do Projecto seleccionado para visita ao Futuroscope ("Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Terra"/"Ano internacional da Astronomia") foram também aplicadas durante estas aulas, bem como nas aulas de Formação Cívica, tendo sido realizado muito trabalho de tradução e desenvolvimento da compreensão e produção escrita e revisão de léxico relacionado com "Les animaux/os animais" e o "L'environnement/meio ambiente" e ainda "L'espace".

No âmbito da preparação da Visita de estudo a França e do desenvolvimento do envolvimento comunitário, a docente Rogélia Proença referiu que foram realizadas várias actividades no sentido de desenvolver as prioridades do Projecto Curricular de Turma da sua turma (8ºC) (Saber ser, saber estar, saber aprender/ Vivência positiva da cidadania), dando-se principalmente destaque às actividades de angariação de fundos para a visita de estudo, tais como quermesses mensais, Feira das Sopas, durante da Semana da Matemática, e várias vendas ao longo do ano, com materiais recicláveis (“Reciclar para ganhar”) reaproveitados por alunos e professores para tal.
Estas actividades desenvolveram cabalmente as competências inicialmente previstas nos alunos e serviram o objectivo de ajudar todos os alunos a participarem nesta vista de estudo que, também por isto, se considerou um êxito.
As docentes Rogélia Proença, Benilde Fidalgo e Fátima Ribeiro (falando também em nome da professora Helena Morão, Directora de Turma do ex-7ºD), agradeceram o envolvimento de todos os elementos da comunidade educativa nestas actividades de voluntariado e solidariedade. Estas tornaram possível um Sonho Comum e permitiram mobilizar saberes de várias áreas do Saber de acordo com o Projecto/tema escolhido: " Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável da Terra" / 2009: Ano Internacional da Astronomia".
As docentes sublinharam ainda que foi entregue a todos os alunos um Albúm da Vista de Estudo/ relatório para ser posteriormente avaliado.
A professora Benilde Fidalgo, que também participou nesta Visita de Estudo, acrescentou ainda que, no último dia de aulas, foi feita uma apresentação fotográfica em suporte informático na sala de convívio e preparado um grande bolo para todos os elementos (alunos, professores, conselho executivo e funcionários) envolvidos neste projecto, como forma de agradecimento, partilha e memória desta gratificante experiência.

Este foi um projecto que, de facto, nos enriqueceu, a todos os participantes, enalteceu a escola e se constituiu como um momento alto da motivação para a aprendizagem da Língua/ Cultura e Civilização Francesas, sendo de louvar a persistência, empenho e boa gestão das professoras envolvidas, bem como o comportamento e motivação dos alunos!

Terminamos, sublinhando, com Fernando Pessoa, que “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” e relembrando, a todos os alunos, o lema desta Visita de estudo:
«Le Bonheur est fait de petits moments de joie! »

Professoras Rogélia Proença, Fátima Ribeiro e Benilde Fidalgo

Sem comentários:

Enviar um comentário