quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"ENTRE LES MURS" NA ESCOLA...

COMENTÁRIO AO FILME FRANCÊS "ENTRE LES MURS" ("A TURMA"), PALME D'OR EM CANNES, VISIONADO NO CICLO DE CINEMA EUROPEU

No Dia Europeu das Línguas, pudemos usufruir, como já vem sendo hábito na nossa escola, de um Dia do Cinema Europeu, no âmbito das Comemorações do Dia Europeu das Línguas (26 de Setembro), proposto pelo Conselho Europeu, tendo por objectivo despertar nos alunos o respeito por outros povos e culturas, o gosto pela aprendizagem das línguas estrangeiras europeias, bem como o desenvolvimento da Interculturalidade.
Este ano, na aula de Francês, coube-nos, também, confrontar duas realidades distintas ao nível da vida escolar: a escola em França e a escola em Portugal, a propósito do filme visionado na aula,"Entre les murs" que foi galardoado com a Palme d'or no Festival de cinema em Cannes, no Sul de França. "Entre les murs", literalmente "Entre paredes", eis um filme que retrata o dia-a-dia de uma turma de 8º ano de um liceu, rodeado por paredes altas, nos arredores de Paris, e que esmiúça o esforço diário e estoico de um professor, também ele entre dois mundos e entre uma turma e a parede.
Da sua análise, ressalta, sob o ponto de vista do professor, a dificuldade da tarefa diária de ser um professor-educador nos dias de hoje, mas cuja maior motivação é a elevação gratificante do Ser Humano.

Prof. Rogélia Proença

Aqui ficam os comentários da turma de 9ºC a este propósito...

«A escola francesa, no meu entender, é uma escola com alunos problemáticos, provenientes de vários países, filhos de emigrantes. Eu gostei do filme, já que se baseia na realidade de muitas escolas, onde os alunos são indisciplinados e conflituosos. O filme transmite a paciência do professor François a tentar ensinar e educar a turma de que é Director, de 8ºano (4ème année). Na nossa escola também acontecem casos de indisciplina, por vezes até de falta de educação para com os mais velhos. Os alunos têm dificuldade em respeitar o que lhes é transmitido por professores ou auxiliares de acção educativa, sobretudo quando o ambiente, normalmente vivido fora da escola, também é já por si conflituoso. Este filme, que debatemos na aula de Francês com a nossa D.T., ajudou-nos a reflectir e a melhorar também as nossas atitudes.»

Ana Rita Pereira, nº 3

«Este filme é bom porque apresenta vários tipos de comportamento dos adolescentes. Há alunos muito indisciplinados e outros muito respeitadores, inteligentes e com vontade de aprender e há um professor, o Director de Turma, que tem para todos muita paciência, tentando sempre que eles ganhem regras básicas e aprendam as matérias. Em todas as escolas há alunos semelhantes e os indisciplinados têm de se corrigir. Há um grupo de alunos que tendem a quebrar todo o tipo de regras, nas aulas, no recreio... No filme, no final, um dos alunos tem um processo disciplinar e é expulso. Assim aprendeu o valor do respeito e que é melhor vivermos todos em paz, aprendendo com os erros para podermos crescer.»

Cláudia Santos, nº7

La journée européenne des langues

Commentaire au film

«Eu gostei do filme, porque mostra a realidade de certas situações que se passam em determinadas escolas/turmas.
O professor François é um professor com bastante paciência.
A turma do filme é um pouco diferente da minha.
A minha turma também tem uma rapariga do Brasil (Andreia).
No meu ponto de vista, a escola francesa é um pouco diferente da portuguesa…
Talvez seja um pouco mais liberal.»

« Le film “Entre les murs” est très intéressant
J’adore le film
L’école française est plus complexe. »


Rute Sousa Esteves 9ºC nº16


«Na minha opinião, o filme foi interessante, porque se baseia em factos verídicos que acontecem nas escolas francesas.
Em Portugal, é tudo muito diferente da França.
O filme baseia-se numa turma com vários alunos problemáticos e com muitos problemas familiares que perturbam a aula e são, por vezes, intrigantes. O professor François tenta incentivá-los a melhorar e isso acaba por acontecer.»

«C’est un film super. Je le conseille vivement!»

Micael Santos 9ºC nº13


«Eu gostei do filme porque retratava uma escola dos arredores de Paris com alunos problemáticos.
Nessa turma havia alunos que estavam sempre a criar problemas nas aulas e que às vezes eram mal-educados com os professores.

“J’ai aimé le film parce qu’il parle d’une école avec des élèves qui causent des problèmes.
Dans cette classe, il y avait des élèves qui causent toujours des problèmes dans la classe et que parfois sont impolis pour le professeur.»

André Alves 9ºC Nº4

«Achei um retrato da realidade de ambos os países, embora nunca tenha assistido a tais conflitos na minha escola entre professores e alunos , o que seria bastante embaraçoso.»

Miguel Ângelo 9ºC Nº14

“J’ai adoré le film. C’était intéressant.»

Miguel Ferreira

«Ce film a reçu le prix La Palme d’Or à Cannes.
J’adore ce type de film. C’est éducatif.»

Ana Rita Pereira
La Journée Européenne
des Langues

Commentaire au film « ENTRE LES MURS » :


«Eu gostei do filme, porque foi divertido e interessante.
A nossa escola é igual à deles em França.
Mas os alunos daquele liceu eram muito mal-educados e algo infantis.»

« Les élèves sont indisciplinés!
Je pense que le film est le portrait de la réalité, aussi au Portugal ! »
João Silveira nº12 9ºC



«A meu ver, o filme foi muito educativo e interessante.
A escola francesa é muito diferente da nossa porque é mais problemática e há muitos alunos estrangeiros, enquanto que a escola portuguesa é menos problemática e os alunos, à excepção de 2 ou 3 por turma, são todos portugueses.»

« L’école du film est très problématique.
Notre école est plus calme, heureusement ! »
Rui Duarte nº15 9ºC


«Eu gostei imenso do filme, até porque aprendi outras coisas que não se devem nunca fazer numa sala de aula!
Gostei muito da atitude do professor perante os alunos, porque impôs-se e tentou mostrar boa educação e fazer com que eles não fossem maus alunos, e muito pelo contrário, até fez com que alguns mudassem a sua atitude nas salas de aula! »

«Le film est très pédagogique parce qu’il nous présente la réalité dans une école réelle de France, où les acteurs sont de vrais élèves ! »
Inês Reis nº11 9ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário